Nós adicionamos o plugin Blackhole for Bad Bots no site de um de nossos clientes, que possui cerca de 400 acessos únicos diários, e tivemos uma surpresa no final do dia.
Apenas no dia 24 de Janeiro foram 9 robôs bloqueados pelo plugin.
Bloquear o acesso desses robôs ajuda a aliviar o servidor para que ele possa entregar conteúdo com mais velocidade para os clientes e robôs do bem (vide GoogleBot).
Claro que nem tudo são flores: É importante acompanhar o range de IPs que são bloqueados.
Geralmente, IPs da China e outros países com uma má reputação na internet não são relevantes para o site ou ranking, mas caso seja um IP do Brasil, Estados Unidos ou outro país próximo, é bom reavaliar o bloqueio.
Os servidores de hospedagem ocidentais possuem regras claras sobre spamming e bad bots e as colocam em prática. Então, você corre o risco de bloquear um range de IPs que não são realmente um risco para o seu site.
Avisos por e-mail
Enquanto a quantidade de robôs bloqueados não for gigantesca, você pode habilitar o recebimento de avisos de bloqueio por e-mail.
Nesses avisos você tem acesso a um Lookup do IP bloqueado. Veja um exemplo na imagem abaixo:
Cautela e Experiência
Acho importante ressaltar que essas informações são auxiliares no gerenciamento do seu site. A decisão de bloquear IPs ou não deve ser bem pensada e analisada.
Se você estiver na dúvida, converse com outros colegas ou profissionais mais experientes.